Farmácia Gota Mais



Saiba mais sobre a hidratação capilar, o tratamento que recupera os cabelos

25/08/2016

A hidratação capilar é um tratamento estético em que cremes são aplicados nos cabelos para repor sua água e lipídios, necessários para o fio continuar resistente, maleável e brilhante. Muitas vezes esses elementos da estrutura do cabelo se perdem com os danos diários ou mesmo com procedimentos químicos. Dessa forma, ele restaura a umidade das mechas e as deixa com aspecto mais saudável. Ela também pode ser chamada de Máscaras de hidratação ou condicionamento.

A hidratação é indicada para cabelos ressecados, que pode ser muito longos e desgastados pelo sol, vento ou água em excesso, cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados (tintura ou alisamentos) e cabelos de pessoas mais idosas. Outra indicação importante é para cabelos naturalmente secos ou ressecados por usos de secadores e pranchas.

Mesmo pessoas com cabelos oleosos podem fazer o tratamentos, uma vez que é muito frequente vermos pessoas com a raiz oleosa e os fios secos e danificados, até porque, alguns tipos de fio não conseguem drenar a oleosidade natural e precisam de hidratação externa. É muito mais fácil para essa oleosidade se espalhar em fios lisos. Nesses casos, as máscaras e óleos de tratamentos devem ser aplicados apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz livre. 

No caso de cabelos quimicamente tratados, a hidratação é importante, pois a cutícula fica extremamente danificada e o fio fica poroso. O formol, por exemplo, dificulta a hidratação dos fios e dá uma falsa sensação de brilho, quando por baixo dele está um fio estragado. Hidratar os fios é uma forma de compensar, mesmo que parcialmente, os danos causados por esses processos.

A hidratação é feita de forma bem simples, aplicando produtos específicos (normalmente gordurosos) nos fios molhados e deixando-os um tempo para serem absorvidos pelo cabelo, em geral 20 minutos.

Para ser realmente uma hidratação, os produtos não podem ter queratina, aminoácidos ou produtos químicos como formaldeídos. Nesse caso, eles se tornam tratamentos diferentes, como a cauterização capilar, por exemplo.

A hidratação pode ser feita em casa, comprando produtos específicos para esse tipo de tratamento. Para ter um melhor resultado, vale a pena pedir a indicação de produtos para um cabeleireiro de confiança, e seguir sempre as instruções do rótulo.

É importante verificar na embalagem a presença de compostos como queratina, aminoácidos ou produtos químicos como formaldeídos, que descaracterizam esse tipo de tratamento. O ideal é que produtos com essas formulações sejam aplicados por um profissional, já que na quantidade errada, eles podem danificar mais ainda os fios.

 

Fonte: Minha Vida

Acompanhe a Farmácia Gota Mais nas redes sociais.

Assine nossa Newsletter e receba nossas promoções em primeira mão.