Farmácia Gota Mais



Vacina contra a dengue passa a ser recomendada a crianças e adolescentes

06/10/2016

Apesar da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) incorporar a vacina contra a dengue ao Calendário de Vacinação da Criança e do Adolescente, governo brasileiro ainda não se posicionou sobre adotar a vacina ao calendário do SUS. Após a recomendação, pediatras poderão receitar a vacina como forma de prevenção, porém, apenas algumas cidades do Paraná a possuem na Rede Pública.

A Dengvaxia é a primeira vacina contra a dengue do mundo, sendo produzida pela empresa francesa Sanofi Pasteur, e a única vacina registrada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A vacina será ministrada em três doses, com intervalo de seis meses cada, sendo recomendada para pessoas entre 9 e 45 anos e garantindo proteção contra os quatro tipos de dengue. Conforme apontam estudos, a proteção é de 93% em casos graves, redução de 80% em internações e eficácia global de aproximadamente 60% contra todos os tipos do vírus.

Em nota, a SBP não recomenda que a vacina seja aplicada em pessoas com imunodeficiências congênitas ou adquiridas, mesmo para aqueles que fazem terapia imunossupressora. Também não é recomendada para gestantes, lactantes e portadores de HIV/Aids.

O Comitê Técnico Executivo da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) estipulou que o preço da vacina deve variar entre R$ 132,76 e R$ 138,53, variando com o ICMS de cada estado, além da possível cobrança de aplicação e armazenamento do produto, feita por algumas clínicas.

 

Fonte: MINHA VIDA

 

Acompanhe a Farmácia Gota Mais nas redes sociais.

Assine nossa Newsletter e receba nossas promoções em primeira mão.