Farmácia Gota Mais



Saúde e nutrição no carnaval

21/02/2017

Milhares de pessoas vão tomar as ruas de cidades para curtir a folia. Para encarar o forte calor e o consumo de bebidas alcoólicas, separamos dicas sobre o que comer antes, durante e depois da folia. Confira:

 

Café da manhã

Tem que ser repleto de nutrientes e prover energia duradoura. Por isso, os carboidratos escolhidos devem sempre ser integrais e com baixo índice glicêmico, para liberar energia durante o maior tempo possível. Pães refinados, de farinha branca, estão fora. Pães integrais com grãos, castanhas e sementes são as melhores opções, assim como batata-doce e inhame cozidos. A gordura deve ser ingerida com moderação, para não enjoar no bloco, e de boa qualidade, como abacate, azeite ou óleo de coco. O ideal é que as frutas sejam sempre acompanhadas de sementes como chia ou linhaça, para não promover picos de glicemia no sangue, que são seguidos de uma sensação de pouca energia e cansaço. A hidratação antes da ingestão de bebida alcoólica também é importante. Água, água de coco e sucos são bem-vindos e em até a quantidade de um litro pela manhã.

 

Na folia

Vale a pena encher o bolso com barrinhas para evitar o consumo de comidas gordurosas, frituras e petiscos nada saudáveis. Há boas opções de barrinhas sem glúten e sem açúcar. Na rua, opte por sanduíches que tenham, além da carne ou frango, salada e vegetais crus, como cenoura ralada. Omelete com salada também é outra boa opção. Se possível, intercale a bebida alcoólica com água, para evitar mal-estar e desidratação. Bebidas preparadas na rua, em que a água ou o gelo não são confiáveis, devem ser evitadas. Os que usam sucos em pó, cheios de corantes, também.

 

Pós-folia

Um suco detox que dê um suporte para o fígado em seu árduo trabalho de eliminar toxinas é super bem-vindo. Couve, gengibre, limão, hortelã e água de coco podem ser batidos com qualquer fruta. E é importante um jantar completo com todos os nutrientes: uma proteína leve, como peixe ou frango, salada, legumes e algum grão integral, como quinoa ou grão de bico, por exemplo".

 

Fonte: Nutricionista Flávia Cyfer, Membro do Instituto Brasileiro de Nutrição funcional

 

Acompanhe a Farmácia Gota Mais nas redes sociais.

Assine nossa Newsletter e receba nossas promoções em primeira mão.