Farmácia Gota Mais



A importância de uma dieta equilibrada no combate e controle ao diabetes

14/11/2017

O dia mundial do Diabetes, comemorado em 14 de novembro foi uma data escolhida para marcar o aniversário de um dos descobridores da insulina, em 1921, substância que ajuda quem sofre com o distúrbio. A doença atinge milhares de pessoas e já fez muita gente mudar a rotina para poder manter uma boa qualidade de vida.

 

No Brasil cerca 16 milhões de brasileiros são diabéticos. Nos últimos 10 anos, o número cresceu mais de 60%, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes. A introdução de alguns alimentos ajuda no tratamento dessa doença. É o caso, por exemplo, das verduras e legumes de coloração verde, como brócolis, couve, repolho e couve-flor. Ele são ricos em componentes fitoquímicos que ajudam no controle da taxa de açúcar no sangue e ricos em fibras.

 

As fibras, que estão em todos os vegetais e frutas, também são aliadas não só no controle da doença como também na prevenção ao diabetes. Fibras agem no estômago como uma esponja e absorvem o açúcar presente nos outros alimentos e diminuem a entrada de açúcar no sangue. É bom ingerir verdura e legumes, frutas no mínimo três porções por dia e fracionar refeições, fazer de cinco a seis refeições por dia.

A alimentação equilibrada é fundamental. Se a pessoa tem ganho de peso e come massa e doce, ela não atinge níveis glicêmicos necessários para controle da doença.

 

Existem dois tipos de diabetes: o I que aparece mais em crianças, adolescentes e adultos jovens. E o II que aparece depois de certa idade e está relacionado ao estilo de vida, ganho de peso e alimentação errada. Alguns sintomas podem indicar a presença da doença. Os mais comuns são fome, perda de peso inexplicada, aumento do volume de urina, beber mais água, fraqueza e dores no corpo. Já é considerado um estado pré-diabético quando o paciente tem nos exames a glicemia entre 100 e 126.

 

Fonte: G1

 

Acompanhe a Farmácia Gota Mais nas redes sociais.

Assine nossa Newsletter e receba nossas promoções em primeira mão.