Farmácia Gota Mais



População de Fortaleza tem prioridade na vacina contra febre amarela

18/01/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai priorizar a vacinação da febre amarela para quem reside em Fortaleza. De acordo com a coordenadora de imunização da SMS, Vanessa Soldatelli, no momento, o objetivo é imunizar a população local. 

 

“Hoje nos postos há uma triagem. Uma delas é se a pessoa reside aqui ou não. Se essa pessoa não for morador de Fortaleza, ela é recomendada a se vacinar em seu estado. Por exemplo. Se for uma pessoa da Bahia ela será recomendada a tomar a vacina no seu estado de origem, já que o estado tem a quantidade, ou seja, a dose garantida vinda do Ministério da Saúde”, explica a coordenadora.

 

Outro cuidado que a SMS adota no momento é saber se o fortalezense precisa ou não da vacina. Se a pessoa que reside na capital for viajar para algum estado que se encontra na lista de Áreas com Recomendações para Vacinação (ACRV) da Febre Amarela, ela será vacinada.

 

“Se um cidadão for viajar para Ubajara, aqui, no Ceará, não será necessário ser imunizado. Agora se ele for para o Rio Grande do Sul, ele sim terá que ser vacinado, pois o estado está na lista. Temos essa lista atualizada de municípios e estado”, explica Vanessa.

 

Na última terça-feira (16), chegaram mais 10 mil doses da vacina para todo o Estado. A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou, por meio de nota, que o Ministério da Saúde repassou 5 mil doses para o Ceará no dia 8 de dezembro de 2017. As 5 mil doses de vacina foram destinadas a Fortaleza ( 2 mil doses em 3 de janeiro de 2018, mil doses em 15 de janeiro e duas mil doses em 16 de janeiro).

 

A secretaria ressaltou ainda que a pessoa tem de se vacinar no mínimo dez dias antes da viagem e também mostrar o comprovante da passagem, caso vá para alguma Área com Recomendação para Vacinação da Febre Amarela.

 

Destinos com recomendação de vacina:

 

Bahia

São Paulo

Rio de Janeiro

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

 

 

Em Fortaleza, a vacina contra a febre amarela é aplicada em cinco postos:

 

. Centro de Saúde Roberto Silva, Avenida Borges de Melo, 910, Aeroporto

. Posto de Saúde Messejana, Rua Coronel Guilherme Alencar, Messejana

. Posto de Saúde Paulo Marcelo, Rua 25 de Março, 607, Centro

. Posto de Saúde Carlos Ribeiros, Rua Jacinto Matos, 944, Jacarecanga

. Centro de Saúde Meireles, Avenida Antônia Justa, 3113, Meireles

 

Fonte: G1

Acompanhe a Farmácia Gota Mais nas redes sociais.

Assine nossa Newsletter e receba nossas promoções em primeira mão.